Atuando em clínicas, hospitais e laboratórios, o Técnico em Veterinária está apto a auxiliar o Médico-Veterinário nos procedimentos de assistência aos animais e organização dos ambientes, desenvolvendo atividades como o manejo de animais, atividades curativas, realização de coleta e exames, técnicas de contenção e atendimentos clínicos e cirúrgicos.
O Técnico em Veterinária atua como agente público no controle de zoonoses. Além de atuar em zoológico e empresas de terceiro setor, como ONGs de cuidado e resgate animal, desenvolve assistência nos procedimentos e cuidados animais, nutrição e manejo de alimentação, entre outras atuações de auxílio ao Médico-Veterinário.
O cuidado animal e o investimento em serviços pet estão em constante crescimento. A busca por profissionais técnicos na área aumenta diariamente. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), os serviços animais faturam mais de R$19 bilhões ao ano.
Uma estimativa de mercado diz que cada setor de uma clínica veterinária conta com ao menos 1 auxiliar. Cada clínica médica comum possui vagas para cerca 8 auxiliares.
Além disso, há muitas oportunidades também nas pet shops, onde normalmente há pelo menos um auxiliar por estabelecimento.
O salário varia de região para região, mas é fácil encontrar oportunidades com remunerações em torno de R$ 2.000,00.
Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a maior concentração de veterinários ocorre nas regiões Sul e Sudeste. Então é natural que nessas regiões existam mais veterinárias com vagas de trabalho.
No entanto, é claro que existem oportunidades no Brasil inteiro, com diferentes tipos de negócio onde é preciso lidar com animais de estimação.